Caravan 1978 - Ambulância Sonora

segunda-feira, 7 de novembro de 2011
 Caravan 1978 que serviu como ambulância por quase três décadas recebe um tratamento intensivo para tornar-se show-car no interior paulista

carros de maior sucesso da Chevrolet no Brasil. Desenvolvida na década de 70 e baseada no lendário sedan Opala, o modelo ganhou adeptos em diversas vertentes de mercado e consolidou-se como um dos carros mais vendidos do país. 

Utilizada em grande escala por surfistas e famílias que necessitavam de espaço para suas cargas, a Caravan sempre foi sinônimo de praticidade e confiança, afinal, o motor Chevrolet dificilmente dava dores de cabeça para seus proprietários.
E foi assim com o modelo que ilustra estas páginas. Desenvolvida em 1978, esta Caravan serviu por muitos anos ao Departamento de Saúde de Ibiúna, interior de São Paulo, até que, há alguns anos, foi a leilão. Depredada e sem motor, o veículo foi arrematado pela quantia simbólica de R$150. “O antigo dono comprou o carro e fez toda funilaria e pintura. Mas, segundo o próprio, o carro estava em péssimas condições”, informa Luciano Franklin, proprietário da Bacana Racing.
Fanático por carros antigos e um verdadeiro admirador da perua Chevrolet, “Bacana”, como é conhecido entre os amigos, não pensou duas vezes quando ofereceram a Caravan para ele. “Não teve como. Olhei o carro, vi que a funilaria estava legal e comprei na hora”, relembra. E ainda manteve a cor da pintura do antigo proprietário, um azul metálico, que combinou perfeitamente com as rodas HD Starlet aro 20”, equipadas com pneus esportivos Hankook Ventus 255/30 ZR20.
 Se a altura das rodas não era o suficiente para convencer a todos de que se tratava de uma Caravan diferente, que tal uma leve “mexidinha” no sistema de suspensão? Pois bem, foi exatamente isso que o proprietário pensou e, logo em seguida, enviou o carro sob os cuidados da HTS que preparou amortecedores e molas de forma fixa, deixando o carro muito próximo do chão. “Ainda não rebati os pára-lamas, mas creio que será necessário, visto que o conjunto dianteiro está raspando”, comenta.
E a odisséia não pararia por aí. Como bom lojista, “Bacana” sabia que era mais do que necessário que seu carro chamasse atenção dos clientes. E para isso, o empresário logo tratou de instalar faróis de xenon HID System Koyama 8.000K, além de um belo e imponente blower (compressor de ar) que evidencia toda a potência do motor GM. “Confesso que foi uma atitude arriscada colocar esse blower, pois o recorte que fizemos no capô foi, literalmente, no olho. E para achar um modelo desses no caso de um erro não seria nada fácil”, lembra.
MECÂNICA IMPONENTE
Tarefa cumprida, o próximo passo encontrava-se exatamente no mesmo local: o motor. A princípio, o 4100 pacato tornou-se uma verdadeira máquina de potência. Para isso, o seis cilindros recebeu comando de válvulas 250S, além de pistão e cabeçotes retrabalhados. A bomba de óleo também foi alvo de modificações e teve sua pressão alterada, enquanto que
 o coletor de admissão foi preparado para receber dois carburadores 446.
Se não bastasse isso, o propulsor ainda recebeu pinhão e distribuidor de bronze e junta de cabeçote de cobre para o Blower 3/74. Para complementar o conjunto mecânico, adicionou-se tampas de válvulas de alumínio Raad e, claro, um scoop de alumínio para provocar mais impacto.
O resultado final do veneno mecânico é uma perua que rende 340 cv a 5.100 rpm, utilizando 700 g de pressão no compressor.
“Agora iremos dar um leve upgrade no sistema de freios, pois o carro ganhou uma potência cavalar, mas sem muita segurança”, confessa o proprietário.
Com a parte estética e mecânica finalizada, entrava em pauta o setor mais equipado da perua. Dotado de um bom espaço interno, a Caravan oferecia um desafio a mais para o customizador Xulla, que teve de inovar para poder preencher todos os espaços com equipamentos. E olha que não foram poucos!
SHOW DE EQUIPAMENTOS
Se o objetivo era chamar atenção, sem dúvida, ele foi alcançado. Sem qualquer película de escurecimento para vidros, a Caravan é uma verdadeira atração onde pára.
 Logo na frente, já se nota que o carro é algo de outro planeta. Todo estofado de couro bege com acabamento marrom, a Caravan teve toda a parte traseira removida para receber uma série de equi
pamentos que fazem o chão tremer. Dispostos em duas caixas seladas de fibra de vidro, apresentam-se nada menos que doze subwoofers de 12” DUB Mag, sendo dois deles invertidos. Para empurrá-los, foram instalados dois amplificadores de última geração da Audiobahn, modelos A2300 HCT, que acompanham dois potenciômetros instalados no painel frontal abaixo do Player Alpine DVA-9965.
Todo o cabeamento foi feito com cabos RCA DB Link que oferecem o máximo de fidelidade sonora aos componentes. Tanta potência fez com que a equipe da Bacana Racing e Xulla reforçasse os vidros do carro para evitar problemas com os graves.
Com essa etapa concluída, o próximo passo foi equipar a parte frontal. Longe de parecer com algo que um dia era conhecido como Caravan, o carro recebeu bancos concha e um encosto de braço desenvolvido exclusivamente para o carro. Logo à frente, além do novo painel com acabamento de couro bege, foram adicionados volante estilo “banjo” Lenker, manômetros Autometer e botão para ignição. Sim, o carro aciona-se automaticamente através de um simples toque de botão.
O setor ainda oferece mais destaque graças a uma televisão LG de 17” adaptada ao painel que recebe os sinais de vídeo do player Alpine e os reproduz em alta qualidade. Complementando o jogo de acessórios, o sistema de som foi aprimorado com a adoção de um kit três vias Audiobahn, além de um mid ranger de 5”, instalado no local conhecido como “kick panel” pelos instaladores de som automotivo. O toque final fica por conta de dois crossovers Audiobahn A4004V, posicionados nas laterais das portas.
Após quase um mês de preparação intensa, o carro ganhou destaque em um grande evento nacional de customização. Considerado um dos principais destaques do local, a “Ambulância Sonora” chegou às páginas de SS Custom & High Performance por aclamação pública.
Nos próximos meses, “Bacana” garante que algumas novidades serão adicionadas ao carro. Resta esperar e ver até onde chega o limite da customização. Isso sim que é o resgate de uma verdadeira lenda automotiva! 

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