Antes de colocar um carro na pista para praticar drift é preciso equipá-lo devidamente
Apesar de ser uma brincadeira cara, o mecânico afirma que recebe, em média, cinco encomendas por mês. É uma amostra que os brasileiros estão praticando cada vez mais o drift. Os melhores carros para levar para a pista, segundo ele, são os da Nissan (Silvia S13, S14, S15 ou 180 SX), que são fortes, mas têm peças de reposição mais baratas. Já os da Toyota, como Mark II 90 e 100, são muito melhores, mas têm manutenção mais cara.
Se o piloto vai passar o dia na pista, deve levar quatro pneus novos (para duas trocas). Um dos recomendados é New Neova, da Yokohama, que permite adeÂrência na pista seca ou molhada. A gasolina tem que ser Hayoku, já que é pura e permite que o motor trabalhe sem problemas. “Se for fazer drift com gasolina comum, pode ser que o motor não agüente”. Os pneus e a gasolina saem por volta de 60 mil ienes.
Especialista está a um passo da profissionalização
Marcelo Yoshimoto, ao lado de seus troféus, prepara carros para drift e quer se profissionalizar no esporte
( Não adianta ligar para esses números esse piloto já esta no Brasil na equipe Drift Show )
EQUIPAMENTOS
Para nível básico
Shakocho ou suspensão de rosca dá estabilidade nas curvas. Sem ela, o carro pode perder aderência.
O LSD, ou diferencial travado, permite que as rodas traseiras girem por igual. Se for no original, ele roda de um lado só.
O booster (regulador de pressão de turbina) passa de 800 gramas (carro comum) para um quilo. Serve para dar mais potência ao motor.
Para nível avançado
Turbina que aumenta a potência do motor, para quem gosta de acelerar mais.
Braço de direção esportiva dá maior segurança nas manobras. Indicado para quem compete.
Disco de embreagem de metal é indicado para troca de marchas mais rápidas e não deixa o motor “patinar”.
Filtro esportivo de ar ajuda a aumentar a potência do motor.
Relógios que controlam a temperatura da água, do óleo, a pressão do óleo, a temperatura da turbina e a pressão da gasolina.
Volante esportivo tamanho médio e o cubo, necessários para fazer dori.
Essas peças formam o kit básico para quem quiser preparar o carro para praticar drift sem problemas.
DICAS DE SEGURANÇA
Quanto custa?
A preparação do carro com peças básicas gira em torno de 500 mil ienes e demora ao menos uma semana.
Quais itens de segurança deve ter?
A gaiola protege o piloto numa eventual capotagem. O cinto de segurança pode ser de três pontas. As bandejas da suspensão devem ser trocadas. O volante esportivo tamanho médio é indicado, assim como os relógios de controle no painel. A pessoa deve usar capacete e luvas para competir.
Alguns dos circuitos indicados
YZ e Mizunami (Gifu); Mikawa Motorland, em Toyokawa (Aichi); e Suzuka Motorland (Mie)
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