Mie - Os brasileiros que gostam de praticar drift são conhecidos pelas ma­nobras sempre arriscadas que fazem nos circuitos de corrida. Mas antes de colocar o carro na pista, o piloto deve contar com alguns equipamentos básicos para conseguir obter os melhores resultados com segurança. “É loucura fazer as manobras com o carro original, pois não tem como ter controle do carro”, diz o mecânico e piloto Marcelo Yoshimoto, da Speed Car de Su­zuka (Mie). “Não depende só da habilidade do piloto, mas do equipamento que está no carro”.
Fotos Antônio Carlos Bordin/Tudo Bem
Antes de colocar um carro na pista para praticar drift é preciso equipá-lo devidamente
Para transformar um carro, o piloto iniciante necessita de um kit básico. A convite do Tudo Bem, Yoshimoto, que prepara carros de drift há nove anos, deu as dicas. Os equipamentos mais utilizados incluem suspensão de rosca, turbina e booster, embreagem de metal, computador para regulagem do motor e filtro esportivo de ar, além dos itens de segurança, como gaiola, capacete e luvas. Os itens - mais o carro - ficam em torno de 500 mil ienes.
Apesar de ser uma brincadeira cara, o mecânico afirma que recebe, em média, cinco encomendas por mês. É uma amostra que os brasileiros estão praticando cada vez mais o drift. Os melhores carros para levar para a pista, segundo ele, são os da Nissan (Silvia S13, S14, S15 ou 180 SX), que são fortes, mas têm peças de reposição mais baratas. Já os da Toyota, como Mark II 90 e 100, são muito melhores, mas têm manutenção mais cara.
Se o piloto vai passar o dia na pista, deve levar quatro pneus novos (para duas trocas). Um dos recomendados é New Neova, da Yokohama, que permite ade­rência na pista seca ou molhada. A gasolina tem que ser Hayoku, já que é pura e permite que o motor trabalhe sem problemas. “Se for fazer drift com gasolina comum, pode ser que o motor não agüente”. Os pneus e a gasolina saem por volta de 60 mil ienes.
Especialista está a um passo da profissionalização
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Marcelo Yoshimoto, ao lado de seus troféus, prepara carros para drift e quer se profissionalizar no esporte
O mecânico e piloto Marcelo Yo­shimoto sonha em conseguir patrocínio para disputar o D-1, a Fórmula 1 do drift no Japão. Ele é considerado um piloto se­mi­profissional. “Faço drift há no­ve anos e um piloto japonês que já foi campeão disse que eu tenho chances de competir”, revelou. Contatos para patrocínio devem ser feitos pelos telefones             090-8866-7677       ou 0593-74-3768.
( Não adianta ligar para esses números esse piloto já esta no Brasil na equipe Drift Show )

EQUIPAMENTOS
Para nível básico
Shakocho ou suspensão de rosca dá estabilidade nas curvas. Sem ela, o carro pode perder aderência.
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O LSD, ou diferencial travado, permite que as rodas traseiras girem por igual. Se for no original, ele roda de um lado só.
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O booster (regulador de pressão de turbina) passa de 800 gramas (carro comum) para um quilo. Serve para dar mais potência ao motor.
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Para nível avançado
Turbina que aumenta a potência do motor, para quem gosta de acelerar mais.
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Braço de direção esportiva dá maior segurança nas manobras. Indicado para quem compete.
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Disco de embreagem de metal é indicado para troca de marchas mais rápidas e não deixa o motor “patinar”.
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Filtro esportivo de ar ajuda a aumentar a potência do motor.
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Relógios que controlam a temperatura da água, do óleo, a pressão do óleo, a temperatura da turbina e a pressão da gasolina.
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Volante esportivo tamanho médio e o cubo, necessários para fazer dori.
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Essas peças formam o kit básico para quem quiser preparar o carro para praticar drift sem problemas.
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DICAS DE SEGURANÇA
Quanto custa?
A preparação do carro com peças básicas gira em torno de 500 mil ienes e demora ao menos uma semana.
Quais itens de segurança deve ter?
A gaiola protege o piloto numa eventual capotagem. O cinto de segurança pode ser de três pontas. As bandejas da suspensão devem ser trocadas. O volante esportivo tamanho médio é indicado, assim como os relógios de controle no painel. A pessoa deve usar capacete e luvas para competir.
Alguns dos circuitos indicados
YZ e Mizunami (Gifu); Mikawa Motorland, em Toyokawa (Aichi); e Suzuka Motorland (Mie)